quarta-feira, 18 de abril de 2018

OS CASTELINS


 CASTELINE, CASTELIN, KASTELAIN... Alguns dizem que saõ os nomes que receberam, nas terras de acolhida, os descendentes dos Castelhanos (habitantes do Reino de Castela ou CASTILLA, Espanha,) que tiveram que regar-se pelo mundo quando a Inquisição perseguiu á todas as pessoas que eram "diferentes" do modelo aceito pelo Sistema imperante.


As causas foram diversas: religiosas, económicas, pólíticas... Espanha e Portugal, espaços multiculturais com uma certa tolerância durante toda a Idade Média,  se esvaziaram no Século XV, primeiro sairam à força os Castelins que eram Xudeus, logo os que eram Musumães ou Mouriscos.  Após isso, veio a persecuição aos Protestantes... eles foram para Marrocos, Inglaterra, Holanda... e ajudaram a engrandeçer essas nações com seu talento e força.

     ... Ao mesmo tempo, o impulso de aventura trouxe outro rio de CASTELINS ao encontro do Novo Mundo. Ese foi o meu caso.

      Em qualquer caso, aqui estamos, e não importa com que denominação, o que importa é a afinidade com os temas que aquí expomos. Esses afíns são minha família, meus Castelins. CASTELIN também não é meu sobrenome familiar, só um nome artístico que escolhi um dia. Não é fácil encontrar afinidades reais entre as pessoas que tem um mesmo nome.

     Nos tempos antigos só os nobres podiam ter um castelo, nossos antepassados também não sabiam como se unir para se expressar. Agora que temos a Internet, em primeiro lugar, construimos sem dinheiro nem poder nosso castelo virtual. E não é para se refugiar dos inimigos, nem uma base de guerra contra ninguém, porém , pelo contrário, para receber a muitos afíns, e para criar juntos harmonías. Abraço do Manuel.





Nenhum comentário:

Postar um comentário